Ansiedade pós- home office: como as empresas podem ajudar seus colaboradores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Há dois anos, logo que a pandemia se instalou, a população do mundo todo teve que se adaptar a um novo cenário. Nesse contexto, o mundo corporativo também ganhou novas configurações e a rotina de trabalho passou a ser desenvolvida dentro de casa. Muitos se adequaram, mas, neste momento, as pessoas têm encarado um novo desafio: o retorno presencial ao trabalho.

O dia a dia compartilhado na empresa tem muitas vantagens. O envolvimento com a cultura organizacional, a proximidade com os colegas e a troca de ideias contribui, e muito, para o desenvolvimento do trabalho. Mas, como as companhias podem contribuir para que seus colaboradores façam essa transição de forma tranquila?

Alguns planos de ação podem ser adotados para contribuir com esse processo. Uma das ferramentas aplicadas pode ser a pesquisa de clima. Ela permite que os setores de RH e de Gestão de Pessoas avaliem as necessidades dos profissionais e elaborem estratégias para o bem-estar do colaborador.

Além disso, as lideranças, numa postura mais humanizada, podem estabelecer etapas para respeitar o momento de cada profissional, oferecendo a possibilidade de trabalho de forma híbrida.

Criar critérios de avaliação de desempenho também pode nortear gestores e trabalhadores. Dessa forma, é possível manter todos alinhados quanto às metas e responsabilidades durante o home office.

Para os funcionários que nunca trabalharam presencialmente na empresa, vale fortalecer a comunicação interna. O objetivo é deixar clara toda a cultura organizacional e a rotina da companhia, garantindo assim a segurança desses profissionais durante a transição.

O estímulo à interação social também é importante e pode ser feito por meio de palestras ou cursos. É uma oportunidade para que os profissionais se conheçam melhor e se adaptem ao ambiente da empresa.

Aqui, na WF, nossas equipes de gestores e de Recursos Humanos têm adotado diversas estratégias para oferecer suporte aos nossos colaboradores durante esse processo. O trabalho presencial tem retornado de forma gradativa, seguindo todos os protocolos de segurança.

Pessoas e desafios é o que nos fazem voar!

Deixe um comentário

pt_BR